O bloco afro Malê Debalê, que completa 40 anos em 2019, elegeu o Negro e Negra do bloco na noite de quinta-feira (31), em evento realizado na sede do bloco, localizada no bairro de Itapuã, em Salvador. Os vencedores foram Quênia Santos, moradora do bairro Fazenda Coutos, e Tony Ferreira, do bairro da Saúde. A dupla vai representar o Malê durante este ano, em eventos do grupo.
Quênia, de 37 anos e Tony, de 31, levaram para casa o Troféu Malê, a fantasia do bloco e foram contemplados com um final de semana em um hotel da capital baiana. Além disso, foram feitas premiações em dinheiro do 1º ao 3º colocado.
A noite da premiação contou com o show da banda anfitriã da festa, Malê Debalê, e participações de Daniela Mercury e Saulo.
Ao todo, 16 finalistas participaram dessa edição do concurso, reunindo mulheres e homens negros de diferentes bairros de Salvador. Os critérios utilizados para escolher os representantes do bloco foram carisma, dança, figurino e o conhecimento da história do bloco.
No carnaval 2019, o grupo tem como tema “Debalê: Uma nação africana chamada Malê”, que traduz de forma poética e artística a trajetória de homens e mulheres que construíram a história da entidade.
Quênia Santos, eleita Negra do Malê — Foto: Divulgação
Tony Ferreira, eleito Negro do Malê, em Salvador — Foto: Divulgação
Fonte: G1