SIM, uma palavra tão simples, apenas três letras e um poder avassalador…
Um simples ato que pode salvar quatro vidas. Essa é a fórmula que melhor define adoação de sangue. O SIM para doação é um como um jogo, só que as peças são seres humanos e o resultado é a determinação de vida ou morte de uma ou mais pessoas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são colhidas anualmente, 108 milhões de doações, metade em países de alta renda, que concentram menos de 20% da população mundial. Ainda segundo a organização, apenas 62 países têm o total do seu fornecimento de sangue a partir de doadores voluntários. Não é preciso ir muito longe para entender a importância de doar sangue. Na macrorregião do Cariri existem três hospitais voltados para o trauma, e não por acaso. O índice de acidentes na região é muito alto, principalmente envolvendo jovens em motocicletas. O de maior complexidade, onde recebe os casos mais graves é o Hospital Regional do Cariri. Por dia dão entrada cerca de 7 novos casos de vítimas de acidente de trânsito e a vida de muitos deles dependem diretamente do SIM de um doador de sangue. De acordo com o Hemoce, por mês são usadas cerca de 500 bolsas e o estoque precisa ser abastecido com periodicidade.
Cientes da sua responsabilidade social, o Cariri Garden há três anos vem sendo um ponto de coleta do Hemoce. Em 2018 foram realizadas 03 campanhas. O espaço que recebe por dia cerca de 20 mil pessoas, tem como principal objetivo sensibilizar seus convidados para a importância de SER Humano. Além das bolsas de sangue coletadas, nas campanhas realizada também são realizados cadastros para doadores de medula óssea.
De acordo com Edvânia Ferreira, Coordenadora da Captação de Doadores do Hemoce, são realizadas 40 doações no Hemonúcleo de Juazeiro do Norte por dia, um número que ainda não atende a crescente demanda, por isso é tão importante ter parceiros nessa corrente do bem. “Essa parceria é fundamental para que possamos sensibilizar novos doadores, e tem contribuído com a fidelização daqueles que já realizam o ato. Cada dia a necessidade de transfusão sanguínea aumenta, principalmente por conta dos acidentes, assim como as doenças”, destacou a coordenadora.
Faltando menos de um mês para o Carnaval, o Hemoce se antecipa e, em parceria com o Cariri Garden e com o apoio da FAP realiza a primeira campanha do ano. Nos dias 06 e 07 um posto de coleta estará montado próximo a loja Centauro com capacidade para receber três doadores de uma vez para coleta de sangue. A meta é coletar pelo menos 48 bolsas por dia.
Quem pode doar?
Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50kg, idade entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto. Menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br
Com informações da assessoria de comunicação