O ano letivo de 2019 teve início nesta segunda-feira (18) na rede estadual de ensino do Piauí, após apenas 10 dias de férias para a maioria das escolas. A demora para iniciar se deu, segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), devido à greve dos professores que durou 77 dias.
De acordo com o superintendente institucional da Seduc, João Barros, apenas 145 escolas da rede estadual ainda está encerrando o ano letivo em fevereiro. Duas, na pior situação, localizadas em Picos, encerrarão as aulas de 2018 apenas em abril.
“Isso aconteceu por conta dessa paralisação, quisemos garantir que os alunos tivessem os 200 dias letivos de 2019, cumprindo as 800 horas de aula, como determinado. Infelizmente as férias ficam prejudicadas, a maioria das escolas teve apenas 10 dias de férias, mas as aulas foram dadas”, disse ele.
Para garantir que os alunos também tenham o calendário de 2019 cumprido dentro da previsão, haverá aulas aos sábados e feriados na maioria das unidades de ensino.
“Deixamos as escolas bem livres para reprogramar o calendário conforme suas necessidades, a exigência foi o cumprimento dos 200 dias”, explicou.
Fonte: G1