Paralisadas, obras de restauração da BR-101 causam transtornos e engarrafamentos no Recife

As obras de restauração da BR-101, que corta o Recife, estão paradas. Por causa disso, os engarrafamentos acontecem diariamente e os motoristas precisam ter muita paciência para passar até duas horas em percursos que, normalmente, durariam 20 minutos. O serviço começou em maio de 2017. (Veja vídeo acima)

O cenário das obras paradas pode ser visto a partir do trecho próximo à Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Zona Oeste. A pista lateral da rodovia não foi concluída e foram colocadas pedras para impedir a passagem dos carros. Mesmo assim, alguns motoristas começaram a furar o bloqueio para tentar escapar de quilômetros de engarrafamento.

Quem tem comércio na região passa o dia esperando clientes, que praticamente não chegam por causa do transtorno causado pelas obras. Gerente de uma oficina no bairro do Engenho do Meio, também na Zona Oeste da capital, Alex Batista reclama da demora para a finalização do serviço.

Motoristas furam bloqueio para fugir de engarrafamento na BR-101, no Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Motoristas furam bloqueio para fugir de engarrafamento na BR-101, no Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

“Ficamos para ter um bom resultado em dezembro, mas, infelizmente, parou tudo e os clientes foram embora”, afirmou.

Em frente à Unidade de Saúde da Família do Engenho do Meio, moradores colocaram uma placa pedindo socorro. Com o trânsito desviado para dentro da comunidade, surgiram muitos problemas.

“Por causa das obras, os motoristas que estão desviando o trânsito não respeitam o limite de velocidade dentro do bairro e colocam em risco idosos e crianças. Além disso, os caminhões altos estão derrubando fios de eletricidade e causando risco de uma tragédia dentro do bairro”, disse o agente comunitário Alberto Barbosa.

Moradores pedem socorro em placa por causa de obras paralisadas na BR-101, no Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Moradores pedem socorro em placa por causa de obras paralisadas na BR-101, no Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

As obras na BR-101 foram iniciadas em maio de 2017, com verbas dos governos federal e estadual. O trecho restaurado vai de Abreu e Lima a Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, onde passam cerca de 70 mil veículos por dia.

O serviço teve o prazo prorrogado algumas vezes e, em dezembro de 2018, o Tribunal de Contas da União (TCU) bloqueou a liberação de mais recursos e pediu que fosse feita uma revisão no projeto executivo. Apesar disso, o TCU afirma que, em momento algum, determinou que as obras fossem paralisadas.

Obras paralisadas causam engarrafamento na BR-101, no Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Obras paralisadas causam engarrafamento na BR-101, no Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Resposta

Por meio de nota, a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, Fernandha Batista, disse que está em elaboração um novo organograma para a retomada das obras no trecho da BR-101 que corta o Recife. A previsão é de que elas sejam reiniciadas no sábado (12).

Sobre os questionamentos do TCU, a secretária informou que as respostas serão enviadas no prazo legal e que as contas relativas aos custos da obra foram desbloqueadas desde a quinta-feira (3), permitindo a retomada dos serviços.

Dos 30,7 quilômetros do trecho da BR-101 em obras, 20 tiveram os serviços concluídos. A pista principal do trecho entre a UFPE e o bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife, deve ser concluída até o fim de fevereiro. O contrato entre o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) e o consórcio responsável pelas obras custou R$ 192 milhões.


 Fonte: G1