A Câmara dos Vereadores do Recife aprovou, nesta quarta-feira (5), a concessão do título de cidadão recifense ao General Mourão (PRTB), vice-presidente eleito do Brasil. A proposta foi aprovada durante plenária na Casa de José Mariano, sede do Poder Legislativo municipal. Houve 28 votos a favor e dois contra, além de nove faltas.
Antônio Hamilton Martins Mourão nasceu no Rio Grande do Sul e é, além de político, general da reserva do Exército Brasileiro. Ele ingressou em 1972 na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e nas Eleições 2018 concorreu à vice-presidência junto com Jair Bolsonaro (PSL).
O autor da proposta foi o vereador Marco Aurélio, do mesmo partido que Mourão. Segundo o vereador, a justificativa para a concessão do título é o tempo que o general passou no Recife, servindo ao Exército.
“A principal condição para que alguém receba o título de cidadão é ter feito algo pelo Recife. Ele serviu aqui durante três anos e uma das filhas dele nasceu aqui. Fui a São Paulo no intervalo entre o primeiro e segundo turnos e ele me contou que passava as férias sempre em Pernambuco, mas que não poderia mais vir como anônimo. Foi aí que tive a ideia de homenageá-lo”, afirma.
A Câmara dos Vereadores não tem previsão para a data da entrega do título, mas Marco Aurélio espera que a cerimônia ocorra ainda durante o ano legislativo de 2018.
“Me elegi deputado estadual e, no ano que vem, não estarei mais na Câmara. Gostaria de entregar o título a ele, mas, mesmo se for em 2019, estarei ao lado dele. Estou muito feliz com a aprovação da pauta e acho que será uma bonita homenagem”, diz.
Fonte: G1