O Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) impalntou, desde a quinta-feira (13), máquinas para que os turistas possam fazer de maneira automatizada o agendamento em atrativos do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. A novidade, no entando, vem gerando filas frequentes devido a demanda.
Ao todo, três máquinas ficam disponíveis para os visitantes marcam os passeios, conforme disponibilidade. As filas são formadas no Centro de Visitantes do ICMBio, no Boldró, principalmente no final da tarde, quando são abertas novas vagas.
Os passeios à Praia da Atalaia, Ilha São José e piscinas do Abreu, por exemplo, têm visitação limitada e é preciso agendamento prévio. A procura, frequentemente, é maior que a quantidade de visitas permitidas no dia.
“As vagas são disputadas, não vai caber todo mundo. As filas são grandes, mas rapidamente dissipam. Agora é se acostumar com a operação”, disse o chefe do Núcleo Integrado do ICMBio, Felipe Mendonça.
A piscina da Ilha de São José é um dos atrativos que é preciso agendamento — Foto: Thaís Mendonça/Divulgação
Apesar da demora, alguns turistas acham a iniciativa válida. “Passei 40 minutos esperando, acho normal. Eu não consegui marcar porque estava lotado. Acho o autoatendimento uma boa opção, sei que a procura é muito grande nesta época”, avaliou Priscila Arraes, visitante do Mato Grasso.
No entanto, quem enfrentou a fila e não conseguiu vaga avalia que poderia haver outra forma de marcação, que não fosse necessariamente presencial.
“O serviço deveria ser feito pela internet. Pelo menos, deveria ter direito ao um número “x” de marcações, por exemplo, cada cartão três pessoas. O visitante acaba indo embora sem fazer a trilha, precisa melhorar” , falou Samanta Krindges, turista do Rio Grande do Sul.
O ICMBio adiantou que o sistema ainda deve passar por mudanças para facilitar o atendimento e marcação dos passeios.
“O nosso próximo passo é marcar pela internet, o ideal é realizar o autoatendimento nos totens e o agendamento online. A nossa preocupação é que o turista faça o agendamento pela internet, sem orientação, e não consiga fazer todos os passeios e as vagas sejam perdidas. Nós ainda vamos experimentar como será o atendimento online”, afirmou Felipe Mendonça.
Fonte: G1