A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Educação, registrou a adesão de 100% das escolas aptas no programa federal Mais Alfabetização.
São consideradas aptas as escolas que funcionaram com turmas de 1o e 2º anos em 2017 e 2018 e registram matrícula de mais de 10 alunos nesse período. O prazo para adesão foi até a última sexta-feira, 14 de dezembro.
Ao todo, 39 escolas participarão do programa que terá duração de 8 meses e será iniciado em fevereiro de 2019.
A coordenadora do programa Mais Alfabetização pela Seduc, Socorro José de Sousa, explica que programa coloca assistentes de alfabetização para auxiliarem os professores nas atividades que trabalham as competências de português e matemática, visando a alfabetização completa das crianças conforme preconiza a base nacional comum curricular.
O programa é executado dentro do turno em que a criança estuda e elas passarão por três avaliações, sendo a primeira diagnóstica no início do programa, uma avaliação durante o percurso e uma avaliação ao final. Já os alunos do segundo ano também terão suas influências leitoras avaliadas. “É um programa federal que tem muita aplicabilidade quanto à alfabetização matemática e a alfabetização em linguagem das crianças”, ressalta Socorro José.
Alfabetização
De acordo com o Ministério da Educação, para ser considerado alfabetizado em Língua Portuguesa, o estudante deve compreender o funcionamento do sistema alfabético de escrita; construir autonomia de leitura e se apropriar de estratégias de compreensão e de produção de textos. Da mesma forma, para ser considerado alfabetizado em Matemática, o estudante deve aprender a raciocinar, representar, comunicar, argumentar, resolver matematicamente problemas em diferentes contextos, utilizando-se de conceitos, de procedimentos e de fatos.0CurtirEnviar por emailImprimir