Para muitos dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), lidar com a pressão é uma das missões mais difíceis ao longo do ano de preparação para os dias de prova. Pensando nisso, grupos de voluntários oferecem, no Centro do Recife, orações, abraços e palavras de conforto para os candidatos, neste domingo (4).
Pela primeira vez, o voluntário Nobel Vitor, 20, decidiu comparecer à Universidade Católica de Pernambuco, no Centro do Recife, para ajudar quem veio fazer a prova. Com cartazes com frases motivacionais, o jovem também oferece chocolates com mensagens positivas a quem passa pelo local.
“Essas pessoas estão aqui porque se esforçaram, estudaram, e precisam saber que merecem. A ideia é tirar o peso que eles sentem, porque já fiz o Enem e sei que a pressão é muito grande”, afirma o voluntário.
Antes de entrar para fazer as provas do Enem, Thayná Martins parou para orar com voluntários, na Universidade Católica de Pernambuco — Foto: Marina Meireles/G1
Do outro lado do prédio, os candidatos são surpreendidos com a pergunta “posso orar por você?”, exibida por voluntários da Igreja Em Recife, do segmento evangélico. “Viemos orar por esses estudantes que estão passando por um momento importante”, diz o voluntário Célio Pereira.
Para quem está prestes a passar pela maratona de questões, o apoio é bem-vindo. “Tem que se apegar a Deus nessa hora, mesmo. A preparação aconteceu ao longo do ano e agora é a hora de colocar em prática”, diz o candidato Josenildo Paulino, 28, que busca uma vaga em medicina.
A candidata Thayná Martins, 22, dedicou alguns minutos antes da prova para orações. “Ajudou a me tranquilizar. Também tinha orado em casa e agora me sinto ainda mais calma para fazer a prova”, diz a candidata, que deseja cursar nutrição.
Inscritos entram para fazer provas no primeiro dia do Enem, na Universidade Católica de Pernambuco, no Recife — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press
Em Pernambuco, 307.318 pessoas se inscreveram para realizar as provas. No estado, os portões abrem às 11h e fecham às 12h do horário local, por causa do horário de verão, que passa a valer na madrugada do primeiro dia do exame.
A capital pernambucana é a cidade com maior número de inscritos, reunindo 71.442 candidatos, seguida por Petrolina, no Sertão, com 17.466 pessoas. Em terceiro lugar no estado, está Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, com 15.207 inscritos.
Caruaru, no Agreste, tem 13.865 candidatos. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Fonte: G1