Será celebrada missa de corpo presente, às 18 horas desta sexta-feira, 23, do Pesquisador e criador da Fundação Araripe, Pierre Maurice Gervaiseau, falecido na manhã de hoje, por volta das 4 horas, em Crato. A missa será celebrada pelo Monsenhor Ágio Augusto Moreira, na Capela de São José Operário, no Lameiro. O corpo está sendo velado na sede do Geopark Araripe, em Crato.
A Universidade Regional do Cariri (URCA), através de portaria, decretou luto oficial de três dias, a partir da data de hoje, pela morte do pesquisador e a sua relevante contribuição na conquista da Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe, com abrangência nos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, e a criação da Fundação Araripe, com sede em Crato; além do trabalho que tem como principal objetivo a promoção do desenvolvimento sustentável da Bacia Hidrográfica do Araripe.
Pierre Gervaiseau foi um defensor dos Direitos Humanos e deixa um legado importante para as atuais e futuras gerações no Cariri e do semiárido brasileiro, pelo importante trabalho em prol do desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos moradores dessas áreas.
Em setembro de 2016, aos 94 anos, ele foi agraciado, através do reconhecimento da Comunidade Acadêmica da URCA, com o título de Dr. Honoris Causa.
O Reitor da URCA, Professor Dr. José Patrício Pereira Melo, por meio da portaria, destaca a relevante importância do pesquisador, que foi marido da ex-Reitora da URCA, Violeta Arraes Gervaiseau, já falecida.