Enem 2018: Música conforta estudantes e ajuda a diminuir ansiedade e nervosismo no Recife

No segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (11), candidatos que compareceram ao Centro Universitário Brasileiro (Unibra), no bairro da Boa Vista, no Recife, relataram ter encontrado conforto na música para diminuir a ansiedade e o nervosismo antes de encarar as questões de matemática, física, química e biologia.

Fazendo o Enem pela terceira vez, Luiz Monzzaret, de 19 anos, não sai de casa sem um fone de ouvido para ouvir suas músicas preferidas no celular. Em dias de prova, uma específica não sai da cabeça do estudante. Ele ouve “West Coast”, de Lana Del Rey, como uma espécie de ritual sagrado.

ENEM 2018 - DOMINGO (11) - RECIFE (PE) - Estudante Luiz Monzzaret, de 19 anos, escuta Lana Del Rey antes de encarar as provas — Foto: Pedro Alves/G1ENEM 2018 - DOMINGO (11) - RECIFE (PE) - Estudante Luiz Monzzaret, de 19 anos, escuta Lana Del Rey antes de encarar as provas — Foto: Pedro Alves/G1

ENEM 2018 – DOMINGO (11) – RECIFE (PE) – Estudante Luiz Monzzaret, de 19 anos, escuta Lana Del Rey antes de encarar as provas — Foto: Pedro Alves/G1

“Moro em Casa Amarela [na Zona Norte] e vim para a prova no Centro ouvindo ‘West Coast’, dentro do ônibus. É uma mania que deu certo da primeira vez e eu reproduzo sempre”, disse o candidato, que não abre mão da música pop no dia a dia.

Outro estudante que utiliza a música como válvula de escape para o estresse pré-prova é Igor Guilherme, de 19 anos, que tenta uma vaga em Ciências Sociais. Para ele, que prefere o rock na hora da preparação para o Enem, a música tem um poder de distração.

“Cada canção me faz pensar numa coisa diferente e a gente sempre passa por um estresse muito grande antes da prova. Ouço músicas variadas para tentar me distrair. Sempre trago meu fone de ouvido”, explicou.

ENEM 2018 - DOMINGO (11) - RECIFE (PE) - Estudante Igor Guilherme prefere escutar rock para conter ansiedade pré-prova — Foto: Pedro Alves/G1ENEM 2018 - DOMINGO (11) - RECIFE (PE) - Estudante Igor Guilherme prefere escutar rock para conter ansiedade pré-prova — Foto: Pedro Alves/G1

ENEM 2018 – DOMINGO (11) – RECIFE (PE) – Estudante Igor Guilherme prefere escutar rock para conter ansiedade pré-prova — Foto: Pedro Alves/G1

Enquanto, para uns, a música serve como válvula de escape e, para outros, ritual de sorte, há outros que, mesmo sem se estressar com a prova, não abrem mão de escutá-la. É o caso de Sérgio Rafael, de 21 anos, que faz o Enem anualmente para se atualizar sobre os temas.

“Neste ano, também faço como apoio emocional para minha namorada. É uma prova boa, não vou dizer que gosto de fazer, mas acredito que são temas que, quando entramos em contato, trazem coisas boas para a vida. Eu sempre ouço dubstep, sempre quando estou nervoso, a música é uma constante”, disse.

ENEM 2018 - DOMINGO (11) - RECIFE (PE) - Sérgio Rafael faz o Enem para se atualizar sobre os temas das provas — Foto: Pedro Alves/G1ENEM 2018 - DOMINGO (11) - RECIFE (PE) - Sérgio Rafael faz o Enem para se atualizar sobre os temas das provas — Foto: Pedro Alves/G1

ENEM 2018 – DOMINGO (11) – RECIFE (PE) – Sérgio Rafael faz o Enem para se atualizar sobre os temas das provas — Foto: Pedro Alves/G1

Nos minutos anteriores ao fechamento dos portões do Unibra, no Centro do Recife, voluntários se reuniram com instrumentos para tocar canções de apoio para os candidatos. Eles são da igreja Verbo da Vida e também distribuíram água, canetas, abraços e orações para os estudantes que chegavam ao local.

“Cursos grandes sempre dão estrutura para os seus alunos, mas quem não tem condições financeiras não deveria ficar sem uma palavra de conforto. A gente dá uma força, uma caneta, uma canção. O estudante entra com um pouco de paz de espírito”, afirmou Mart Jupterquest, diretor do ministério de teatro da igreja.

Fonte: G1