Educação de Farias Brito realizará Avaliação Institucional Coletiva das Escolas

O governo municipal de   Farias   Brito, através da Secretaria Municipal de Educação vai realizar de 03 a 07 de dezembro, a Avaliação Institucional de   suas   Escolas, buscando   aprimorar   acertos   e   corrigir   possíveis   falhas   nas   ações educacionais desenvolvidas na rede de ensino. 

As escolas EEF Antônio Paes de Andrade; EEF Santa Bárbara; EEF Maria Carmosina Pinheiro Rodrigues; EEF Joaquim Pereira de Sousa; EEIEF Evaldo Gonçalves de Pinho; EEIEF Isaac de Alcântara Costa; EEF Pedro Fernandes de Alcântara; EEF Isaac de Alcântara Costa; EEIEF Antão Pereira e Silva; EEF Cosmo Alves Pereira e EEF Joaquim Ferreira dos Santos   serão avaliadas. Os avaliadores serão representantes dos seguimentos professores, alunos, pais, funcionários e Núcleo Gestor.

As instituições serão avaliadas nas dimensões: Gestão institucional, Espaço físico da instituição, organização e ambiente de trabalho, políticas para acesso, permanência e   sucesso   na   escola, formação   dos   profissionais   da educação e práticas pedagógicas e de avaliação.

Presidirá a comissão avaliadora, o Secretário Municipal de Educação, Cícero Duarte de Menezes e contará com a participação da Superintendência Escolar e representantes   dos   Conselhos Municipais   de   Educação, FUNDEB   e   Alimentação Escolar. Para a Professora Antonia Karla de Oliveira, Diretora da EEF Cosmo Alves Pereira, a Avaliação Institucional Coletiva das Escolas vem aprimorar a gestão democrática nas Escolas, bem como contribuir para tomadas de decisões.

*AVALIAÇÃO   INSTITUCIONAL   COLETIVA*   

Avaliação Institucional Coletiva é uma   ferramenta indispensável na consolidação de uma das prioridades estabelecidas no Plano Nacional de Educação, que prevê o desenvolvimento de sistemas de informação e de avaliação em   todos   os   níveis   e   modalidades   de   ensino, bem   como   a   busca   de   uma   gestão democrática do sistema educacional público. 

Esta ferramenta pode e deve subsidiar, de forma eficaz, a gestão organizacional das Secretarias Municipais de Educação e de todas as instituições educacionais das redes públicas de ensino, buscando potencializar o desempenho institucional e de todas as pessoas envolvidas neste processo.