Nos próximos dias, um grupo de circo formado apenas por mulheres, realizará apresentações muito divertidas na região do Cariri para o público de todas as idades. Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, o Circo di SóLadies apresenta seu mais novo espetáculo chamado Choque Rosa ouCom que Armas Lutamos? na 20ª Mostra SESC Cariri de Culturas. De forma lúdica e encantadora, o público será convidado a refletir sobre questões de gênero e o espaço da mulher na sociedade, através de um encontro com a arte da mulher palhaça.
O Circo di SóLadies, que em setembro esteve na região para participar do 1º Encontro de Palhaços e Culturas no Cariri, agradou o público da cidade de Crato ao apresentar o espetáculo Estupendo Circo di SóLadies. Agora, essas mulheres palhaças se preparam para se apresentar novamente na cidade de Crato e também em Missão Velha e Milagres, no Ceará, dentro da programação da 20ª Mostra SESC Cariri de Culturas. As apresentações são todas gratuitas e qualquer um pode participar!
Choque-Rosa é um espetáculo de Palhaçaria Feminina em que mulheres palhaças e feministas misturam técnicas circenses com a linguagem cômica, para refletir e alertar para igualdade de gênero, valorizando o protagonismo, o poder da mulher e a força de mulheres do passado que fizeram história.
A criação do espetáculo partiu da pesquisa do grupo sobre a história de mulheres brasileiras e o impacto de seus feitos na sociedade, lidando com a violência gerada pelo machismo e o patriarcado. “Elas, as que vieram antes, guiaram nossas escolhas e guiarão as palhaças em suas descobertas” – explicam as integrantes do grupo Kelly Lima, Lilyan Teles, Tatá Oliveira e Verônica Mello.
Utilizando camadas simbólicas, o grupo surpreende por tratar de temas que geralmente são considerados complexos, com muita delicadeza e poesia. Através do riso, inspiram reflexões importantes sobre a potência da mulher, dialogando e envolvendo o público de todas as idades, divertindo crianças, jovens e adultos.
Para a criação do espetáculo “Choque-Rosa” o grupo contou com apoio do edital PROAC Montagem e Circulação de Circo, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Desde a idealização, passando pela criação, produção, comunicação, execução e outras funções, todas as tarefas do projeto, sem exceção, foram realizadas por mulheres.
Um Circo feito por mulheres para todos os públicos
Idealizado por Lilyan Teles e Tatá Oliveira, o Circo di SóLadies surgiu em 2013 a partir das inquietações em relação a desigualdade de gênero e da percepção de que havia ainda um pequeno espaço dado à mulher tratando-se de comicidade e linguagem do palhaço. Em 2016, após dois anos de apresentações e intervenções, juntam-se a elas as artistas Kelly Lima e Verônica Mello, ampliando o repertório do grupo.
Feito por mulheres – palhaças, atrizes, musicistas, pesquisadoras e realizadoras – para todos os públicos, é um circo em que as artistas desenvolvem o repertório através do improviso e do jogo cênico com elementos fundamentais para a conexão e interação com o público, a conquista do estado da graça, do riso e da reflexão sobre o papel da mulher na sociedade.
Mais informações em: www.facebook.com/circodisoladies