Para 2019, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai oferecer 6.972 vagas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com a instituição, há 20 vagas a mais do que em 2018, destinadas para um bacharelado novo em artes visuais, ligado ao Centro de Artes e Comunicação. Houve, também, alterações nos pesos e notas mínimas de 12 cursos.
As mudanças nas notas foram feitas para a entrada em cursos de bacharelado e licenciatura no campus Recife da instituição e podem ser conferidas no site da UFPE. Nos campi de Caruaru e Vitória de Santo Antão, não houve alterações nos pesos e nas notas mínimas. Confira os cursos:
- Biomedicina
- Ciências Biológicas (ênfase em Ciências Ambientais) – Bacharelado
- Design
- Educação Física – Bacharelado
- Engenharia da Computação
- Engenharia de produção
- Física – Licenciatura
- História – Bacharelado
- História – Licenciatura
- Hotelaria
- Pedagogia – Licenciatura
- Turismo
De acordo com a instituição, ainda houve mudanças no número de vagas para engenharia eletrônica, que antes disponibilizava 40 e agora passa a ter 20 oportunidades para estudantes. As outras 20 vagas passam a ser destinadas ao curso de engenharia de telecomunicações.
Na seleção de 2019, os moradores do município de Goiana interessados em vagas no Centro Acadêmico de Vitória (CAV) deixam de receber o bônus de argumento regional. O benefício é ofertado a moradores de cidades da Zona da Mata e passa a ser inválido para quem mora no município, agregado à Região Metropolitana do Recife em janeiro de 2018.
Os cursos de música (bacharelado em canto, bacharelado em instrumento e licenciatura), dança (licenciatura) e letras/Libras (licenciatura), com processos seletivos específicos, devem ter os editais publicados ainda em 2019. Os cursos na modalidade a distância (EAD), têm entrada a partir de 2019.2.
As resoluções foram aprovadas durante uma reunião do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE) da UFPE. Segundo a instituição, o documento deve ser publicado no boletim oficial da universidade até o fim da semana.
Fonte: G1