Outubro Rosa: programação oferece exames e orientações gratuitas sobre câncer de mama no Recife

A partir desta segunda-feira (1º), unidades de saúde do Recife recebem atividades relacionadas ao Outubro Rosa, campanha de conscientização contra o câncer de mama. Entre as ações oferecidas estão exames de mamografia, palestras, testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis e outros serviços em diversos bairros da capital pernambucana.

As atividades têm início na Universidade Católica de Pernambuco, na Boa Vista, no Centro do Recife. A instituição recebe um mamógrafo móvel, que oferece exames gratuitos para mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Ao longo de outubro, a Prefeitura deve realizar 45 ações, totalizando 3.640 vagas para o exame. O cronograma pode ser acessado no site da Prefeitura do Recife.

Não é preciso agendar o exame, mas é necessário levar documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência, já que o serviço é exclusivo para moradoras do Recife. O resultado é entregue em até 20 dias, seja na unidade de saúde mais próxima do local em que ocorreu a ação.

Além de exames, a programação também oferece atividades como palestras como as que acontecem no Hospital da Mulher do Recife, na Zona Oeste da cidade. As orientações são sobre alimentação saudável, diagnóstico precoce de câncer de mama e o papel da amamentação na prevenção dessa doença.

Entre os temas das palestras estão cuidados com o corpo feminino, sexualidade na terceira idade, orientações sobre câncer de colo de útero e testagem. Além de postos de saúde, as atividades acontecem em instituições como o Compaz do Alto Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife. A programação pode ser acessada no site da Prefeitura do Recife.

Outubro Rosa

Surgido na década de 1990 para estimular a participação das pessoas no controle e prevenção do câncer de mama, o movimento busca compartilhar informações sobre a doença e ampliar o acesso a serviços de diagnóstico e tratamento. De acordo com a Prefeitura do Recife, a mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade do câncer de mama.

Fonte: G1