E nesta quarta-feira, dia 17, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Crato-CE recebeu armas não letais para atuarem com mais exatidão no trabalho do dia a dia. No último dia 10 foi comemorado os 63 anos da Guarda e desde o dia 01 de outubro que o efetivo iniciou um forte treinamento para aprender a manusear o equipamento.
No total foram dez pistolas elétricas que imobilizam o alvo atingido por meio de condução de energia elétrica, causando a imobilização do sistema motor do alvo atingido. O uso da arma é indicado em agressões não-letais, por exemplo, quando o alvo oferecer risco à segurança de terceiros, ao guarda municipal ou até mesmo a si próprio.
De acordo com o Prefeito da cidade Zé Ailton, o foco é tirar a Guarda Municipal dos prédios públicos e levar para as ruas, garantindo assim uma segurança de maior qualidade para a população. Segundo o gestor, o trabalho feito pelo efetivo tem mostrado resultados. “A guarda tem feito um extraordinário trabalho, quando uma pessoa está cometendo um delito, ela tem levado até a delegacia e esse armamento vem para proteger o cidadão e até mesmo os próprios servidores da Guarda Municipal”, disse ele.
Foi falado ainda sobre a criação do Centro de Formação, que segundo o Prefeito garante uma maior capacitação para o efetivo. “ Eles passaram por todos os testes, todas as provas necessárias para que eles pudessem suar esses equipamentos”, relatou ele sobre a entrega das armas. Sobre denúncias, Zé Ailton reforçou a criação do número 153 onde será um serviço junto ao Guarda Municipal, Demutran e Defesa Civil criando assim uma rede de segurança para a população que pode realizar denúncias.