Eleições: Capital e mais 33 cidades com “Lei Seca” no domingo, de zero às 19 horas

Trinta e quatro municípios cearenses terão “Lei Seca” no próximo domingo (7), dia de eleições. A proibição de venda de bebidas alcoólicas vai valer de zero às 19 horas. A fiscalização para o cumprimento da medida estabelecida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER) será feita pela Polícia Militar, Polícia Civil e pelo Ministério Público. Já as ruas da Capital e das cidades de Caucaia, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte receberão no domingo a presença de, ao menos, dois mil militares do Exército Brasileiro, que vão atuar na garantia da ordem pública.

Além de Fortaleza, haverá “Lei Seca” nos seguintes Municípios: Alto Santo, Araripe, Aurora, Barroquinha, Carnaubal, Catunda, Chaval, Crateús, Farias Brito, Granjeiro, Hidrolândia, Ibiapina, Independência, Ipaporanga, Ipu, Iracema, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Monsenhor Tabosa, Pedra Branca, Pires Ferreira, Potengi, Potiretama, Quixeramobim, Santa Quitéria, São Benedito, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Trairi, Ubajara e Várzea Alegre.

Segundo o TRE-CE, os estabelecimentos que descumprirem a ordem de suspensão da venda de bebidas alcoólicas neste período poderão ser multados ou mesmo fechados. Já os clientes podem pagar multa ou serem detidos e conduzidos à delegacia para a abertura de Termos Circunstanciados

Os militares do Exército Brasileiro que vão atuar nas ruas durante as eleições deste ano participaram, em 5 de outubro, no 23º Batalhão de Caçadores, de um apronto operacional para verificar as condições de pessoal e material. Em seguida, a tropa já deu início aos primeiros reconhecimentos nas áreas de atuação.

O efetivo no Ceará vai atuar nos cinco municípios solicitados pela Justiça Eleitoral: Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Sobral e Juazeiro do Norte. Durante a concentração, a tropa recebeu as instruções finais do Comandante da 10ª Região Militar (10ª RM), General de Divisão Fernando José Soares da Cunha Mattos.

Na mesma manhã, foi realizada a formatura geral das tropas da Guarnição Militar de Teresina que vão atuar no pleito. O evento foi realizado no 25º Batalhão de Caçadores (25º BC), sob a coordenação do Chefe do Estado-Maior da 10ª RM, Coronel José Gerino Bezerra Cordeiro. No Piauí, o Exército atuará em 134 municípios, empregando um efetivo de cerca de 1.500 homens.

A missão da Força Terrestre é contribuir para que a votação e a apuração ocorram dentro da normalidade institucional. Esta operação de Garantia da Votação e Apuração (GVA) se dará por meio de uma ação integrada com a Marinha do Brasil, a Força Aérea Brasileira, os Órgãos de Segurança Pública (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar), a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, tudo em apoio às requisições de Tropa Federal pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Fonte: Cearanews7