Uma ação da Polícia Civil investiga cinco vereadores suspeitos de envolvimento em um esquema de “funcionários fantasmas” na Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. A Operação Ghost, fantasma em inglês, foi deflagrada nesta quarta-feira (19) e cumpre 13 mandados de busca e apreensão na sede do Legislativo municipal em em outros endereços não divulgados pela polícia.
São investigados pela Operação Ghost os seguintes parlamentares: Mário Anderson da Silva Barreto (PSB), também chamado de Anderson Bocão, Gessé Valério de Oliveira (PR), Amaro Honorato da Silva (PRP), conhecido como Amaro do Sindicato, Neemias José Silva (PV) e Ezequiel Manoel dos Santos (PT).
Anderson Bocão é o presidente do Legislativo municipal. Ezequiel exerce a função de primeiro vice-presidente da Câmara e Amaro ocupa o cargo de 1º secretário.
A ação foi desencadeada para combater crimes de associação criminosa e peculato, quando servidores públicos usam o cargo para obter vantagens. Segundo a polícia, esta é a primeira fase da investigação, que busca coletar provas para embasar o inquérito. Não houve prisões.
De acordo com a corporação, os mandados foram expedidos pela Comarca do Cabo. As investigações começaram em março de 2017.
A Ghost é a 48ª operação de repressão qualificada deflagrada este ano, em Pernambuco. A equipe, coordenada pela delegada Patrícia Domingos, conta com a participação de 80 policiais, entre delegados, agentes e escrivães.
A TV Globo entrou em contato com a Câmara de Vereadores do Cabo e aguarda retorno. O G1 procura os parlamentares investigados.
Policiais civis cumprem mandados de busca e apreensão em operação que tem como um dos alvos a Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife — Foto: Robson Batista/TV Globo
Fonte: G1