Na tarde desta quarta-feira (26), o prefeito Zé Ailton Brasil e o vice e secretário de saúde, André Barreto, receberam, no gabinete do Paço Municipal, um grupo de enfermeiras para discutir as principais demandas da categoria no município. Conforme foi mostrado pelos profissionais, eles são peça importante para a estratégia da Saúde da Família, que age na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos cratenses, intervindo diretamente nos fatores de risco.
Para Zé Ailton, essa foi uma oportunidade de aproximar ainda mais os profissionais que estão na ponta do atendimento ao cidadão com a gestão municipal. “Estamos recuperando todos os postos de saúde até 2019 e estamos fazendo um esforço para, em breve, tirarmos do papel alguns benefícios para os profissionais”, reafirmou o gestor.
Conforme explicou André Barreto, inicialmente foi feito um levantamento das necessidades da saúde em todo o município. “Verificamos que todas as unidades precisam de reparos. Então começamos pelas piores e maiores, mas vamos reformar todas as unidades básicas de saúde”, disse.
As enfermeiras apresentaram parte das atividades e projetos que realizam em seus territórios, como a educação em saúde; prevenção e promoção em saúde; ações na educação permanente em saúde e Intersetoriais; atividades multiprofissionais, além do atendimento corriqueiro das UBS’s.
“Já identificamos alguns ganhos na gestão, com a aproximação das coordenações e a ida aos postos de saúde, para conhecer in loco a realidade dos territórios”, comentou a enfermeira Erika Formiga. Elas destacaram, ainda, a importância da implementação do Conselho Local de Saúde, do Programa de Ensino e Trabalho (PET) e da aproximação do sistema de saúde com os outros equipamentos sociais do município, como o Centro de Referência da Mulher, o NASF, dentre outros.
Além de destacar todo o trabalho desses profissionais, o grupo apresentou uma pauta para apreciação do grupo gestor, composto por: correção da diferença salarial entre os profissionais da enfermagem e odontólogos; adoção da progressão por antiguidade; insalubridade; padronização dos processos de trabalho; acompanhamento sistemático dos indicadores em saúde; questões de gerenciamento das UBSF; e rever o organograma funcional e das principais ações da SMS.
O prefeito acolheu as reivindicações, parabenizando o desempenho de cada profissional da saúde, em especial aos enfermeiros. “O que me deixa mais feliz é ver que hoje vocês estão mais engajadas que no início. Como servidor público, também sempre fiz questionamento enquanto gerente. Nós queremos uma saúde cada vez melhor na nossa cidade e também queremos escutar nossos profissionais”, disse.
Como encaminhamento, o prefeito já solicitou um estudo junto à Secretaria de Finanças e Planejamento para ver a viabilidade das solicitações. E afirmo ainda, que “grande parte das reivindicações já estão em andamento com a melhoria dos postos de saúde, a informatização dessas unidades”. Aos poucos, o Crato vem reestruturando sua rede pública de saúde, para melhor atender a população e seus profissionais.
Também participou do encontro, o Chefe de Gabinete, Fabiano Brasil.
Com Informações da Assessoria de imprensa