No próximo sábado, dia 22 de setembro, acontece na Casa O Berro o “Conversações Spinozanas”. Trata-se de uma série de encontros sobre vários temas trabalhados pelo filósofo holandês, de origem judaica portuguesa, Baruch Spinoza. Neles também entram em cena pensadores contemporâneos como Antônio Negri, Etiene Balibar e Gilles Deleuze.
O primeiro tema a ser debatido é a beatitude em Spinoza, discutindo seus alcances e ressonâncias nas sociedades contemporâneas.
Spinoza foi excomungado 1656 da Sinagoga Portuguesa de Amsterdã, acusado de ter cometido heresia. Ele acreditava que Deus era a engrenagem que movia o Universo, e que os textos bíblicos nada mais eram que símbolos, os quais dispensam qualquer abordagem racional. De acordo com sua visão, os textos aí contidos não traduzem a realidade que envolve o Criador e sua criação. Na esfera da sociedade cristã daquela época não havia espaço para um pensamento considerado herético.
O evento é uma produção coletiva dos seguintes grupos de pesquisas Spindelgua (Pesquisas Filosóficas em torno de Spinoza, Deleuze e Guattari – UFCA – Juazeiro do Norte), GEDEG – (Grupos de Estudos em Deleuze e Guattari – UFC – Fortaleza), GT Benedictus Spinozana ANPOF – UECE – Fortaleza, GT Deleuze ANPOF, e conta com apoio de Oberro.net.