stão abertas as inscrições para 14.880 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para os moradores dos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão. As oportunidades são destinadas, preferencialmente, aos jovens de 15 a 29 anos.
Os cursos são ofertados pelo programa Juventude Presente, do governo estadual, e oferecem vagas nas áreas de hotelaria e turismo, atendimentos a clientes, informática, assistente administrativo, operador de caixa e vendas. A capacitação tem duração de três meses.
Para se inscrever, os interessados devem procurar uma das estações do Governo Presente, localizadas nos municípios beneficiados, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h, das 13h às 16h.
No Recife, há quatro unidades, localizadas nos bairros de Afogados, na Zona Oeste; Cajueiro, na Zona Norte; Ibura, na Zona Sul; e Santo Amaro, no Centro.
No ato da inscrição, é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Apesar de a prioridade ser dada ao atendimento de jovens, pessoas de qualquer idade podem se inscrever nos cursos.
Não há prazo final para as inscrições. As turmas se renovam a cada três meses, até que as 15 mil vagas iniciais sejam preenchidas. Quatro turmas já estão em andamento.
As aulas das próximas turmas têm início na primeira semana de agosto e acontecem de segunda a sexta, das 16h às 20h, nas unidades do Microlins e do Prepara Cursos no Recife (em Afogados, Água Fria, Casa Amarela, Boa Vista e Nova Descoberta), em Jaboatão dos Guararapes (Piedade e Prazeres), em Paulista, Igarassu, Caruaru, Garanhuns, Cabo de Santo Agostinho, Timbaúba, Goiana, Camaragibe e Petrolina.
Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones (81) 3183.0737 e (81) 3183.0720.
Juventude Presente
O programa Juventude Presente é uma estratégia de prevenção à violência do governo, no âmbito do Pacto Pela Vida e é coordenado pela Secretaria Executiva de Articulação Social, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).
A oferta dos cursos dentro do programa, segundo a secretaria, busca incentivar o protagonismo juvenil e despertar o engajamento do jovem na sua comunidade, por meio das oficinas de conexão sociocultural, criando habilidades para a vida.
Fonte:G1