Consumidores voltam a pagar contas de luz em lotéricas após acordo entre Coelba e Caixa; serviço ficou 43 dias suspenso

Os consumidores de energia elétrica da Bahia voltaram a pagar as contas de luz nas casas lotéricas na manhã deste sábado (14), após a Companhia de Eletricidade do estado (Coelba) anunciar um acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF).

O serviço ficou suspenso por 43 dias, depois que o banco e a companhia encerraram contrato. Neste período, milhares de consumidores reclamaram da dificuldade para pagar a fatura nos pontos de atedimentos restantes, além das filas imensas para conseguir fazer o serviço.

Neste sábado, até por volta das 9h30, o movimento nas casas lotéricas do bairro da Lapinha e na região do Largo do Tamarineiro, no centro de Salvador, era tranquilo. No entanto, entre os clientes, a maioria tinha a intenção de pagar a conta de luz.

A Coelba ainda não divulgou detalhes sobre o acordo firmado com a Caixa. Contudo, informou que continuam suspensos os cortes de energia, até terça-feira (17), exclusivamente para os clientes que ficaram com as faturas em atraso em decorrência do período em que a concessionária e o banco ficaram no impasse.

Suspensão

Consumidores reclamam das grandes filas para pagar conta de luz após lotéricas da Bahia deixarem de receber boleto da Coelba (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Consumidores reclamam das grandes filas para pagar conta de luz após lotéricas da Bahia deixarem de receber boleto da Coelba (Foto: Reprodução/TV Bahia)

O pagamento nas casas lotéricas foi suspenso no dia 1º de junho. Na ocasião, a Coelba informou que as tentativas de negociação com a Caixa começaram em novembro de 2017, mas não houve acordo em relação ao reajuste de 50,5% no valor da tarifa por fatura arrecadada. Isso, segundo a companhia, inviabilizou a manutenção do convênio de arrecadação.

Na quarta-feira (11), após denúncia dos consumidores, a companhia também foi notificada pela Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon). No mesmo dia, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendouque a Coelba restabelecesse contrato com a Caixa para que o pagamento das contas de luz voltasse a ser feito nas lotéricas.]

 Fonte: G1