Moradores dos bairros de Rio Doce, Jardim Atlântico, Casa Caiada e de parte de Jardim Fragoso, em Olinda, no Grande Recife, tem o rodízio de abastecimento reduzido a partir desta segunda-feira (14). A água deve chegar às torneiras das casas no seguinte regime: três dias sim e três não. Antes, o intervalo era de cinco dias sem e um com fornecimento.
Esses quatro bairros foram beneficiados com a primeira etapa do projeto Olinda+Água, da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Eles passam a ser abastecidos pelo Centro de Preservação de Perijucã, reservatório que foi construído em Jardim Atlântico e que tem capacidade para armazenar 12 milhões de litros de água.
O novo calendário de abastecimento pode ser consultado no site da Compesa, informando o endereço. Outra opção é o telefone 0800 081 0195, com ligação gratuita.
Além disso, cerca de 40 mil metros de novas tubulações foram construídas para melhorar o abastecimento. O projeto contou com investimentos de R$ 134 milhões do governo do estado.
No bairro de Jardim Fragoso, apenas algumas áreas foram contempladas com o projeto. A melhoria atinge os arredores das Ruas Humberto de Lima Mendes, Princesa Isabel, Professora Eliza Saldanha e José Alexandre de Carvalho.
A segunda etapa da obra já está em andamento e deve beneficiar os bairros de Ouro Preto, Jatobá, Bairro Novo e parte dos bairros de Bultrins e Jardim Fragoso.
A terceira etapa, previstar para ter início no início do mês de junho, vai atender os bairros do Sítio Histórico de Olinda.
Olinda+Água
Ao todo, o projeto prevê a implantação de 85 mil metros de rede de distribuição de água em 15 bairros do município: Rio Doce, Jardim Atlântico, Jardim Fragoso, Casa Caiada, Bairro Novo, Bultrins, Ouro Preto, Jatobá, Monte, Guadalupe, Bonsucesso, Amaro Branco, Carmo, Varadouro e Santa Tereza.
De acordo com a Compesa, a previsão de conclusão do projeto é em março de 2021. Esse prazo inclui as intervenções e ajustes necessários após a finalização das etapas já programadas.
Fonte: G1 nordeste