Decorridos quatro anos da última Copa do Mundo no Brasil, Pernambuco tem inacabadas cinco obras de mobilidade que foram prometidas de serem entregues até a competição, ocorrida em junho e julho de 2014 no país. Além dos atrasos, o governo do estado rescindiu o contrato para construir a Cidade da Copa, projeto apresentado como primeiro modelo de cidade inteligente no Brasil.
Para estimular o desenvolvimento da Zona Oeste do Grande Recife, a administração estadual tentou tirar do papel esse projeto de estruturação urbana que tinha como âncora a Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata.
A Cidade da Copa contaria com escolas, shoppings, universidades e áreas residenciais, mas as obras não avançaram, restando o estádio que recebeu cinco jogos do Mundial da Fifa.
Por meio de nota, a Secretaria de Administração de Pernambuco informou que o contrato de concessão foi rescindido pelo governo estadual em 2017. “A área é de propriedade do estado e terá, no tempo próprio, a utilização adequada”, afirmou no texto.
Com relação às obras prometidas pelo governo do estado para a Copa do Mundo de 2014 que ainda faltam ser concluídas, a lista reúne o Ramal da Copa, o Corredor Norte-Sul, o Corredor Leste-Oeste, o Túnel da Abolição e o Terminal Integrado de Camaragibe.
O G1 detalha, a seguir, o que falta para o término de cada uma delas e traz a previsão da Secretaria das Cidades de Pernambuco para serem finalizadas.
Ramal da Copa
Estrutura viária que rodeia a Arena de Pernambuco e a liga ao Terminal Integrado de Camaragibe, o Ramal da Copa tem duas partes. A interna, que tornou possível a circulação nos arredores do estádio, foi concluída antes da Copa das Confederações, em junho de 2013, e foi utilizada na Copa do Mundo, no ano seguinte.
O ramal externo, que se estende da Arena até o referido terminal de ônibus, teve a construção paralisada devido a impasses na desapropriação de imóveis e também por conta das chuvas. As obras foram retomadas em agosto de 2017 visando concluir o Viaduto V2, que teve o serviço de implantação abandonado pelo consórcio construtor contratado.
Apesar de o Viaduto V2 ter sido utilizado no Mundial de 2014, funcionando com duas faixas para possibilitar a circulação de veículos na área, ele foi planejado para ter quatro tabuleiros (lajes). Um deles está concretado e os outros três têm previsão de serem finalizados no segundo semestre de 2018.
Segundo a Secretaria das Cidades, a pavimentação para os acessos ao viaduto será licitada. No entanto, a pasta não informou um prazo para isso acontecer, pois “depende da finalização da elaboração do projeto”.
O valor investido no Ramal Cidade da Copa é de R$ 155,7 milhões. Desse montante, foram investidos até o abandono das obras R$ 153,5 milhões, ficando para o Viaduto V2 o investimento remanescente de R$ 2,25 milhões.
Ramal da Copa
Valor licitado | Valor executado |
R$ 155,7 milhões | R$ 153,5 milhões |
Corredor Norte-Sul
Com 33 quilômetros de via expressa de ônibus atravessando cinco cidades (Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife), o Corredor Norte-Sul liga Igarassu à estação central do Metrô da capital. Do total previsto de estações para veículos BRT, 26 foram concluídas e duas estão em construção.
A obra, que também inclui intervenções em terminais integrados de ônibus e alargamento de vias ao longo do corredor, tem previsão de ser finalizada no primeiro semestre de 2019. Localizado às margens da BR-101, o Terminal Integrado Abreu e Lima iniciou sua operação em junho de 2016, dois anos após os jogos da Copa do Mundo em Pernambuco.
Após receber um investimento de R$ 15,4 milhões, o TI começou a atender 40 mil passageiros por dia através de 11 linhas de ônibus e 58 veículos, que fazem 724 viagens diariamente. Os usuários também passaram a utilizar passarelas que conectam o terminal à estação de BRT Abreu e Lima. O valor investido nesse corredor, incluindo o TI Abreu e Lima, é de R$ 160 milhões.
Corredor Norte-Sul
Valor licitado | Valor executado |
R$ 160 milhões | R$ 160 milhões |
Corredor Leste-Oeste
Utilizado de maneira improvisada durante a Copa do Mundo de 2014, com apenas duas estações em funcionamento na época da competição, o Corredor Leste-Oeste começou a ser construído com o objetivo de ligar a cidade de Camaragibe, na Região Metropolitana, ao Centro do Recife. Quatro anos após o Mundial da Fifa, as obras continuam, pois 16 estações das 22 previstas no projeto estão em operação.
Segundo a Secretaria das Cidades, o atraso foi provocado pelo abandono dos serviços por parte do consórcio construtor. As estações BRT Derby-Benfica e o Terminal Integrado da III Perimetral foram entregues à população em julho de 2017 e janeiro de 2018, respectivamente. Já o Terminal Integrado da IV Perimetral tem previsão de ser concluído no segundo semestre deste ano.
“Tão logo as condições climáticas permitam” é o prazo concedido pelo governo do estado para finalizar serviços ainda pendentes, como a sinalização horizontal e vertical do Corredor Leste-Oeste, incluindo a demarcação da faixa exclusiva para veículos do tipo BRT na Avenida Caxangá.
Além disso, será realizada uma licitação para contratar uma empresa que execute as obras de implantação de quatro estações BRT de Camaragibe, onde também existe o planejamento para a Avenida Belmino Correia ser alargada e o corredor para veículos do tipo BRT ser implantado. O projeto está em elaboração e não há um prazo para o processo licitatório ocorrer.
Com relação ao término da estação BRT Elevado Bom Pastor, foi aberta uma licitação que visa contratar uma empresa que finalize a obra, assim como também está aberto o processo licitatório para a engenharia de execução do serviço de iluminação.
Do investimento total de R$ 139,4 milhões no Corredor Leste-Oeste, R$ 134,3 milhões foram empregados na construção até a sua paralisação. Como investimento remanescente, estão R$ 5,1 milhões, incluindo-se nesse valor obras como as estações Derby/Benfica e os terminais integrados da III e da IV Perimetral, além de sinalização.
Corredor Leste-Oeste
Valor licitado | Valor executado |
R$ 139,4 milhões | R$ 134,3 milhões |
Túnel da Abolição
Com construção iniciada em 2013 para desafogar o fluxo de veículos no cruzamento da Rua Real da Torre com a Avenida Caxangá, no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife, o Túnel da Abolição foi entregue em abril de 2015, quase um ano após a Copa do Mundo. Porém, em 2018, ainda tem serviços inacabados.
Entre as pendências, estão a carenagem do túnel e a construção de um pontilhão sobre o Canal do Prado, que busca garantir segurança aos veículos que encontram uma bifurcação bastante próxima ao sair do túnel. Essas obras têm previsão de chegarem ao fim no segundo semestre deste ano.
Além disso, aguardam licitações para serem executadas a urbanização de duas praças (a localizada em cima do túnel e a que fica em frente ao Museu da Abolição) e a instalação de um elevador, assim como a reabertura do acesso de veículos ao museu pela Avenida Real da Torre.
Após o projeto elétrico ser finalizado, ele será analisado pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). A expectativa da Secretaria das Cidades é que o processo licitatório para que uma empresa seja contratada para realizar o serviço ocorra no segundo semestre de 2018.
Terminal Integrado de Camaragibe
Como as obras de ampliação do Terminal Integrado de Camaragibe foram abandonadas pelo consórcio construtor contratado, o governo estadual pretende realizar uma nova licitação para a revisão do projeto. Segundo a Secretaria das Cidades, o processo licitatório está previsto de ocorrer até o fim de junho deste ano.
Fonte: G1 nordeste