Na manhã desta terça-feira (03) foram realizadas duas sessões na Câmara de vereadores. Logo de início foi debatida a questão das contas do ex-prefeito Samuel Araripe (PSDB) referente ao ano de 2012, contas estas que tiveram entrada nesta semana na casa. Segundo o Presidente Florisval Coriolano (PRTB) será obedecida a Lei Orgânica do município e o ex-prefeito terá até 15 dias para apresentar a sua defesa na Câmara.
Ainda nesta sessão foi aprovada em primeira votação o Projeto de Lei de autoria do Prefeito municipal que desafeta áreas da zona especial ambiental do Crato (ZEA). O mesmo obteve 1 voto contrário do vereador Amadeu de Freitas (PT) que havia pedido adiação da votação alegando que não havia tido o tempo hábil para se fazer estudos na área. A emenda também foi aprovada em segunda votação.
Também foi aprovado, desta vez em segunda votação, o projeto de emenda a Lei Orgânica que regulamenta a fixação das tarifas do serviço de fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, e também cria um conselho formado por representantes da prefeitura, SAAEC e comunidade onde estes decidirão os reajustes das tarifas na conta de água. O projeto obteve 5 votos contrários, já que alguns vereadores não concordaram com a ideia dos reajustes das tarifas da Saaec não passarem pela Câmara.
Ao final dos debates e votações as sessões foram encerradas. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Florisval Coriolano (PRTB).
Confira os detalhes das sessões desta terça:
1ª sessão
Pequeno expediente
Maurício Almeida (PDT): Parabenizou o Prefeito municipal pela criação da secretaria de Turismo e pediu o apoio dos colegas vereadores para apoiar esta nova secretaria.
Amadeu de Freitas (PT): Relatou uma visita ao Bairro Mirandão e diante de algumas necessidades apresentou um requerimento para atender as demandas daquela localidade. O vereador citou ainda uma entrevista concedida a Rádio Somzoom Sat Cariri onde teve a oportunidade de junto aos colegas da chapa 2 apresentar suas propostas.
Florisval Coriolano (PRTB): Falou da votação desta quarta (04) no caso do ex-presidente Lula. O presidente relatou sua total indignação diante de uma condenação sem provas.
Jales Veloso (PSB): Falou em nome do ex-prefeito Samuel Araripe e pediu para que suas contas fossem votadas nas próximas sessões.
Grande expediente
Lunga (PSD): Citou uma matéria veiculada no Jornal do Cariri que tratava das eleições da mesa diretora da Câmara.
Bebeto (PODEMOS): Alertou os seus colegas sobre os “fake news” já que o Deputado federal Chico Lopes (PSOL) poderá perder o seu mandato por conta de uma notícia falsa divulgada nas redes sociais pelo seu próprio acessor. O vereador também parabenizou boa parte da mesa diretora pela reeleição para o biênio 2019-2020.
Fernando Brasil (PROGRESSISTAS): Informou que irão ser fechadas 2 escolas no município e os alunos das mesmas serão transferidos para outra instituição no Distrito de Monte Alverne. Segundo Fernando será melhor para os alunos já que a nova escola está em um espaço central e melhorará o transporte de cortar gastos públicos.
2ª sessão
Pequeno expediente
Maurício Almeida (PDT): Falou da importância de ter cuidado ao nomear as ruas. Segundo ele a Rua Dr. João Pessoa teria 5 nomes diferentes ao longo de sua trajetória.
Bebeto (PODEMOS): Voltou a relatar o momento violento que vive o Ceará e citou o crime organizado na cidade de Anapurus. O vereador também citou a importância da família na educação e responsabilidade dos filhos.
Grande expediente
Jales Veloso (PSB): Citou o descaso com os animais na cidade e pediu para que providências fossem tomadas com urgência. Citou a irresponsabilidade dos donos de carroças para com os seus animais. O vereador citou ainda o calçamento que será realizado pela prefeitura e pediu também pra que o Canal do Rio Granjeiro não fosse esquecido.
Pedro Lobo (PT): Falou da audiência pública realizada no conjunto Filemon Limaverde para tratar do transporte público escolar. Também parabenizou a Diocese do Crato pela realização da semana da paz e superação da violência e também a prefeitura municipal pela parceria. Por fim agradeceu pelos votos na eleição da mesa e reeleição para o biênio 2019-2020.