Uma estudante de 20 anos foi presa pela Polícia Federal (PF), no Aeroporto Internacional do Recife/Gilberto Freyre, com 16,2 quilos de cocaína na mala. Ela havia desembacrcado na capital pernambucana em um voo procedente de São Paulo. De acordo com a corporação, esta é a maior apreensão desse tipo de entorpecente ocorrida este ano no terminal de passageiros. (Veja vídeo acima)
A PF divulgou a prisão de Jhullyana Prata Machado nesta quinta-feira (19). Segundo a corporação, a captura da jovem, natural do Espírito Santo, ocorreu durante uma inspeção de rotina, realizada na terça-feira (17).
A estudante, que não tinha antecedentes criminais, despertou a atenção dos agentes federais que atuam no aeroporto ao demonstrar nervosismo. Em entrevista preliminar, ela entrou em contradição e, por isso, foi chamada para a vistoria da bagagem.
Nessa vistoria, os policiais encontraram 15 tabletes da droga, que passou por narcoteste e teve resultado positivo para cocaína. Jhullyana disse à PF que receberia R$ 5 mil para fazer o transporte do entorpecente.
A PF informou, ainda, que ela preferiu não falar sobre como foi aliciada pelos traficantes. E declarou que só vai se pronunciar na Justiça. Com a jovem, a PF encontrou, ainda, celular, cartão de embarque e R$ 1.600.
A estudante seguiu para a sede da PF, na área central do Recife, e depois passou por exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML), na mesma região da cidade.
Levada para audiência de custódia, teve a prisão confirmada. Jhullyana seguiu, então, para a Colônia Penal Feminina do Recife, no bairro do Engenho do Meio, na Zona Oeste.
Caso seja condenada, poderá pegar penas que vão de cinco a 15 anos de prisão. Ela foi enquadrada por tráfico interestadual de entorpecentes.
Estatísticas
Esta foi a quarta apreensão de drogas feita este ano pela PF no Aeroporto do Recife. Ocorreram seis prisões e foram retirados de circulação 3,5 quilos de cocaína e 80,5 quilos de haxixe.
Em 2017, foram realizadas 22 prisões, com a apreensão de 45,9 quilos de cocaína, 43 quilos de skank, 22,8 quilos de Haxixe, 10,4 quilos de metanfetamina e 30 quilos de maconha.
Fonte: G1 nordeste