Ocupa Lajes vai realizar o Bate-papo na Laje com o tema “Narrativas Negras – A visibilidade da mulher negra nas artes e na cultura baiana”, no sábado (21), às 15h, no Acervo da Laje – Casa 2, em São João do Cabrito, Plataforma. A entrada para o evento é gratuita, mas é necessária inscrição prévia pelo Facebook do Ocupa Lajes.
Para dialogar sobre o tema, foram convidadas a diretora geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Renata Dias, a fundadora do Acervo da Laje, Vilma Soares, as artistas Aislane Nobre, Ivana Magalhães e Tina Melo, e a museóloga Joana Flores. A mediação fica por conta da produtora cultural e jornalista Milena Anjos.
O Bate Papo na Laje é uma das ações do projeto Ocupa Lajes, que foi contemplado pelo Edital Setorial de Artes Visuais 2016 do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda, com apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia.
Projeto
Iniciativa do Acervo da Laje, o Ocupa Lajes é um projeto de formação, democratização e circulação das artes visuais em Salvador que, em sua segunda edição, realizará oito oficinas gratuitas distribuídas nos espaços culturais da Secult: Centro Cultural Plataforma, Espaço Cultural Alagados (Uruguai), Cine-Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas) e Casa da Música (Itapuã). Além das oficinas, o projeto vai realizar quatro bate-papos sobre artes, visitas guiadas ao Acervo da Laje e quatro exposições a serem apresentadas em diferentes lajes da capital baiana.
Em sua primeira edição, em 2016, o Ocupa Lajes realizou 08 oficinas, 04 intervenções visuais e 01 exposição itinerante.
Acervo da Laje
O Acervo da Laje é um espaço de memória artística, cultural e de pesquisa sobre o Subúrbio Ferroviário de Salvador (SFS), região que reúne aproximadamente 10% da população da capital baiana, segundo o IBGE. Sua galeria é composta por biblioteca, coleção de discos, fotografias, manuscritos, tijolos, azulejos e porcelanas antigas, artefatos históricos, quadros e esculturas, entre outras peças.
Criado em 2010 pelo casal de educadores José Eduardo e Vilma Santos, o Acervo da Laje fica localizado em São João do Cabrito, bairro vizinho a Plataforma e está aberto para visitação pública. Interessados devem fazer agendamento através dos telefones (71) 3401-7804, 99382-8185 e 98637-8051, do Facebook do Acervo da Laje ou do site www.acervodalaje.com.br.
Serviço
O quê: Bate-Papo na Laje: Narrativas Negras – A visibilidade da mulher negra nas artes e na cultura baiana
Quando: Sábado 21 de abril, das 15h às 18h
Onde: Casa 2 do Acervo da Laje, Rua Oliveira, 2 A, Final de linha do São João do Cabrito, Plataforma.
Quanto: Gratuito. Confirmação pelo Facebook https://www.facebook.com/ocupalajes
Mais informações: ocupalajes@gmail.com
Fonte: G1 nordeste