A sessão ordinária da Câmara desta terça-feira (27) foi marcada pela presença do Secretário de saúde André Barreto que fez um balanço da sua secretaria no ano de 2017, além da prestação de contas e apresentação das perspectivas para 2018. Para ele o grande avanço no município foi a redução da taxa de mortalidade infantil, onde o Crato reduziu em mais de 30% e pela primeira vez na história a cidade atinge uma mortalidade menor que 10, que é o nível de aceitação da OMS (Organização Mundial de Saúde).
A sessão ainda foi marcada pelos esclarecimentos do vereador Pedro Alagoano (PSD) que está sendo denunciado pelo Ministério Público. Ele afirmou que está com a consciência tranquila e reafirmou que era uma tentativa de impedir a sua candidatura a mesa diretora.
Os vereadores debateram também acerca da eleição da próxima mesa diretora no qual até o momento da sessão, nenhuma chapa havia sido registrada.
Com o fim dos trabalhos a sessão presidida pelo Vereador Florisval Coriolano (PRTB) foi encerrada.
Confira os detalhes da sessão desta terça:
Pequeno expediente:
Jales Veloso (PSB): Pediu esclarecimentos ao presidente com relação as eleições da mesa diretora. O vereador também solicitou que fossem realizadas duas sessões na próxima terça (03). Por fim ele manifestou repúdio a não divulgação da identidade de criminosos pela imprensa.
Antônio de Mano (PPL): Registrou a presença do Sr. Geraldo Lima, morador do Distrito de Ponta da serra.
Vicência Leandro (PMN): Agradeceu pelas presenças do Prefeito municipal, secretário de saúde e de alguns colegas vereadores no Barro branco.
Pedro Alagoano (PSD): Citou a irregularidade do suplente Júnior Matos no seu último mês na Câmara municipal, já que segundo ele, o prazo do atestado já havia expirado.
Guri (PV): Citou a violência que assola o nosso estado e relatou que passou por um trote, onde era forjado um sequestro.
Thiago Esmeraldo (PROGRESSISTAS): Pediu envio de oficio ao Governador do estado pedindo que seja divulgada uma data para a entrega dos boxes que ficarão nos arredores da estátua de Nossa Senhora de Fátima. O vereador informou ainda que o Prefeito não tinha a possibilidade de participar da Sessão corrente.
Bebeto Anastácio (PODEMOS): Citou mais uma vez, os altos índices de violência no estado e pediu que a sociedade apoiasse os policiais. Afirmou ainda que a eleição da mesa diretora era totalmente legal.
Amadeu de Freitas (PT): Também destacou a violência e afirmou que os direitos humanos nada tem a ver com as facções criminosas. Destacou ainda os atestados do colega vereador Mauricio Almeida (PDT) e afirmou que se estavam expirados, o suplente Júnior Matos realmente estaria irregular.
Mauricio Almeida (PDT): Destacou o apoio dado ao Crato pelo vereador de juazeiro do Norte José Barreto Couto Filho (PPS)
Lunga (PSD): Ressaltou os atestados do Dr. Mauricinho, que segundo ele não eram mais válidos.