Transporte de boeing da Vasp congestiona trânsito na Estrada do Coco, na BA; FOTO

O transporte de um boeing da Vasp causou congestionamento e surpreendeu motoristas que passavam pela BA-099, mais conhecida como Estrada do Coco, em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, na tarde desta sexta-feira (23).

Conforme Schmit Neto, superintendente da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Ordem Pública da cidade (Settop), a situação ocorreu por volta das 14h20, quando a carreta que transportou o avião saiu do aeroporto de Salvador.

Segundo Neto, o congestionamento atingiu os dois sentidos da Estrada do Coco. Ainda de acordo com o superintendente, a Settop não foi comunicada do transporte da carcaça da aeronave, que foi feito em uma carreta de cerca de 30 metros.

Neto afirmou, ainda, que o indicado é que esse tipo de operação seja feita à noite quando a circulação de veículos é menor. Conforme o superintendente da Settop, após passar pela Estrada do Coco, a carreta que levava o avião seguiu pela BA-526, mais conhecida como CIA-Aeroporto, com destino ao Porto de Aratu, em Simões Filho.

Em nota, a Vinci Airport, empresa que administra o aeroporto de Salvador, informou que a aeronave retirada, nesta sexta, era uma das últimas da empresa Vasp que estavam no pátio do terminal aeroportuário. A Vasp faliu em 2008.

Conforme a Vinci, o Boeing 737-200, que tem 30 metros de comprimento e envergadura de 28 metros e pesa cerca de 40 toneladas, foi mantido por muitos anos no pátio do aeroporto, sem uso, e seguiu para o interior do Paraná com a ajuda de duas carretas e três batedores.

A empresa que adminstra o aeroporto informou, ainda, que as aeronaves que estão em desuso no pátio do terminal é uma ação realizada pelas empresas privadas que arremataram os equipamentos em leilão judicial.

Portanto, segundo a Vinci, “a responsabilidade de programação de data, horário, estratégia de deslocamento e liberação junto aos órgãos competentes”. A empresa afirmou que a retirada do Boeing da Vasp faz parte da etapa de preparação para o início das obras de melhorias, previstas no contrato de Concessão da Anac para o segundo trimestre deste ano.

Fonte: G1 nordeste