O problema
A fascite plantar é uma inflamação da fáscia, tecido na sola do pé por onde passam os tendões. Atinge em geral a região do calcanhar e ocorre principalmente quando há uma sobrecarga ali devido a exercícios físicos. A fáscia ajuda a sustentar o arco do pé, que fica entre o calcanhar e os dedos. Em pessoas que tem essa curvatura mais acentuada, o tecido fica sob tensão com o impacto e tende a inflamar.
Sinais e sintomas
- Dor no calcanhar, principalmente nas primeiras pisadas do dia
- Fatores de risco
- Idade acima de 40 anos
- Exercícios físicos que exigem muito dos pés
- Uso de sapatos que não respeitam o arco dos pés
- Pisar colocando pressão demais no calcanhar
A prevenção
O ponto principal é evitar as situações que sobrecarregam os pés. Nesse pacote, entram medidas para corrigir a pisada, o uso de calçados mais adequados à curvatura do pé e diminuir, nem seja temporariamente, a rotina de exercícios. Algumas pessoas precisam recorrer a palmilhas e sapatos específicos, a outras se aconselha investir em alongamentos antes da atividade física. A orientação da conduta, em todo caso, deve ser feita pelo médico.
O diagnóstico
Como a dor da fascite é muito característica, o ortopedista se vale do exame físico para confirmar o motivo da queixa e bolar o tratamento. Em alguns casos, confirma-se o diagnóstico com exames de imagem como ressonância magnética.
O tratamento
Anti-inflamatórios são os principais medicamentos prescritos nesses casos. O especialista pode recomendar ainda sessões de fisioterapia com laser, ultrassom, terapias analgésicas e exercícios para alongar a fáscia. Se nada resolver, discute-se se o caso é cirúrgico, a fim de tirar a tensão excessiva da fáscia.
Fonte: Editora Abril