O mosquito Aedes aegypti pode transmitir zika, dengue e chikungunya ao mesmo tempo, com uma só picada. É isso que conclui o estudo “Impacto da exposição simultânea a arbovírus na infecção e transmissão pelo mosquito Aedes aegypti”, elaborado por pesquisadores da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, e divulgado nesta sexta-feira pela revista “Nature Communications”.
“Dados clínicos recentes suportam um aumento na frequência de coinfecção em doentes humanos, aumentando a probabilidade de que os mosquitos possam ser expostos a diversos arbovírus de uma só vez”, diz o artigo, assinado por Claudia Rückert, James Weger-Lucarelli, Selene M. Garcia-Luna, Michael C. Young, Alex D. Byas, Reyes A. Murrieta, Joseph R. Fauver e Gregory D. Ebel.
Os cientistas fizeram a constatação após infectarem mosquitos com diversos vírus.
Chikungunya já matou oito no Ceará
A febre chikungunya já causou a morte de oito pessoas no Ceará neste ano, segundo informações do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), divulgado nesta sexta-feira (19). Um total de 16.185 casos da doença no Estado foram confirmados neste ano.
Diario do nordeste