Polícia ambiental resgata 96 animais silvestres presos no interior do Ceará

A Polícia Militar resgatou 96 animais silvestres criados em cativeiro durante uma operação do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), realizada em cinco municípios do Ceará. As ações resultaram ainda na apreensão de 16 armas de fogo e 140 munições de diversos calibres.

Durante os seis dias de operação, os policiais militares resgataram uma arara vermelha, um veado catingueiro e um tatu, além de vários pássaros. Foram localizados ainda materiais para caça e restos de animais abatidos.

De acordo com o subtenente Paulo Yrtonny, lotado na 4ª Companhia do BPMA, as ações foram realizas com base em levantamentos policiais e também contaram com o auxílio de denúncias anônimas. Dentre as armas apreendidas estavam cinco espingardas, um rifle e dois revólveres.

“A importância desse trabalho também é a disseminação da cultura de preservar o ambiente e não criar animais silvestres em cativeiro”, ressaltou o subtenente.

Quatro pessoas foram capturadas em flagrante com base na Lei dos Crimes Ambientais e no Estatuto do Desarmamento. O subtenente também observou que, com a atuação da composição na área, algumas pessoas soltaram os bichos que estavam presos, com receio de serem pegas em flagrante.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que as ações do Batalhão de Meio Ambiente continuarão no interior do estado.

g1