Os parlamentares do maior partido oposicionista da Holanda pediram a elaboração de um relatório que respondesse à questão se o país deve rejeitar o uso da moeda europeia.
A informação foi divulgada pelo jornal Independent na tarde de sábado (25).
Mais cedo, os deputados do país aprovaram a iniciativa do partido Apelo Democrata-Cristão por unanimidade.
A realização da pesquisa será supervisada por um órgão consultivo do governo do país – o Conselho estatal. Está previsto que a discussão geral da questão seja realizada após as eleições gerais que terão lugar em março de 2017.
“Os problemas da moeda europeia não estão resolvidos. É uma oportunidade para todos nós olharmos em frente, sem quaisquer restrições”, declarou Peter Omtzigt, representante do partido.
Ainda de acordo com o político, a iniciativa está ligada ao fato de a taxa de juro muito baixa estabelecida pelo Banco Central Europeu prejudicar os investidores da Holanda.
O jornal destaca também que o tema da possibilidade de saída da zona do euro foi levantado num contexto de aumento de críticas à União Europeia em geral. Os partidos populistas esperam se aproveitar disso para vencer as eleições aos órgãos federais, previstas para serem realizadas em 2017 em diversos países europeus.